22/06/2017 OSR

A cerca de seis (6) meses o Observatório Social dos Royalties (OSR) vem mobilizando um pequeno grupo de jovens no povoado Lagoa Redonda, em Pirambu/SE. A finalidade é resgatar a história do povoado, fortalecer o sentimento de identidade com o local, promover e incentivar atividades economicamente produtivas e que tragam retorno direto às comunidades envolvidas. 

A inexperiência do grupo em relação a determinados temas incentiva à pesquisa, que aliada à força de vontade ajuda os jovens a superar os desafios. Diante da realidade, uma fase importante percebida neste processo é a formação e consolidação de conceitos. Nesta etapa a prioridade são formações teóricas e debates sobre problemas socioambientais e possibilidades de organização comunitária. Diversos temas são trabalhados ao longo dos encontros, a exemplo da comunidade tradicional, a natureza da sociedade de consumo, a perca da identidade cultural, dificuldades estruturais da comunidade, a expropriação, espoliação e poluição do meio ambiente realizado pelas grandes empresas, o papel das mulheres na sociedade atual, os ecossistemas e biodiversidade (fauna e flora). Além do secamento das lagoas e riachos da região.

 Os problemas socioambientais são visíveis, mas é importante acreditar que ações para transformar a realidade são possíveis. Através de metodologias participativas o grupo identificou possíveis parcerias que podem ser construídas com entidades, grupos, empresas, órgãos e principalmente com os moradores do local. Nas visitas a campo observou-se os principais pontos turísticos e seus atrativos, bem como o tempo de chegada a esses locais, segurança, melhores rotas e trilhas a serem exploradas.
O turismo de base comunitária é uma atividade que gera renda e promove processos reais de conservação dos bens naturais. Essa modalidade de turismo vem crescendo no litoral nordestino em contraposição ao turismo industrial de grande escala que, na maioria dos casos, promove a degradação do ambiente local e a exploração dos moradores das comunidades do entorno dos grandes empreendimentos. 

Atividades como a desenvolvida com o grupo de jovens de Lagoa Redonda poderiam ser incentivadas/estimuladas com a utilização dos recursos dos royalties do petróleo (dinheiro recebido mensalmente pela prefeitura de Pirambu), já que os royalties deveriam ser utilizados, entre outras coisas, para a diversificação da economia do município, gerando renda para as famílias e na conservação e qualidade ambiental.

As próximas etapas dessa ação serão a visita à Reserva Biológica de Santa Isabel (REBIO), oficinas de teatro e acompanhamento de visitas previamente agendas, que visam fortalecer e preparar o coletivo para a recepção de grupos, sejam de estudantes, turistas ou visitantes de maneira geral.