Representantes de grupos sociais do município de Pirambu, incluindo associações, colônias, organizações de quilombolas, assentados e de pequenos comerciantes, se reuniram no dia 26 de setembro, no Clube da Tartaruga, para conhecer as atividades da campanha ‘Royalties Transparentes’, desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT) do projeto Observatório Social dos Royalties.
Atuando no município há mais de um ano, o GT apresentou para os participantes dados sociais e econômicos de Pirambu e informações sobre os royalties. Os participantes também conversaram sobre as realidades enfrentadas pelos comunitários, seja na área da educação, emprego e renda, saúde, entre outras.
Maria Rosana, do Assentamento São Sebastião, localizado no povoado Alagamar, conta que pela primeira vez teve contato direto com as realidades de outros grupos. “Discutimos muito sobre os assuntos que não conhecia de outras comunidades e pretendo participar mais vezes”, diz.
Já o representante da Associação dos Pescadores do povoado Marimbondo, Ginaldo Nascimento, afirmou que a reunião estimulou a participação social. “Foi bom porque busca o desenvolvimento das associações e objetivos para a comunidade de maneira geral. Achei interessante a pesquisa realizada sobre os dados dos royalties. A população precisa saber mais sobre isso”.
Ronalda dos Santos, do povoado Baixa Grande, avaliou que o encontro foi construtivo. Ela, que é membra das Catadoras de Mangaba, abordou que ficou esclarecida das coisas que ainda tinha dúvida. “A ideia é passar lá para os associados que não puderam estar aqui hoje. Essa conversa vai ajudar muito, não só a associação, mas toda a comunidade”, frisa.