
Moradores de Pirambu saem às ruas para coletar assinaturas em prol da criação do projeto de lei de iniciativa popular que cria o Conselho de Fiscalização dos Royalties do Petróleo (COMFRP) e do Fundo Municipal dos Royalties do Petróleo (FMRP) do município de Pirambu/Sergipe.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2016 o município de Pirambu recebeu mais de 31 milhões, porém, a população não sabe onde esse dinheiro está sendo investido. Quem visita os povoados pode perceber a precariedade das estradas, a falta de segurança, a fragilidade dos sistemas de saúde e até dificuldade no abastecimento de água.
O lançamento da campanha para a criação do Conselho (COMFRP) aconteceu no dia 31 de março, em uma feira-livre na sede de Pirambu. A mobilização pelos povoados teve início no dia 03 de maio no povoado Marimbondo, dia 10 de maio em Aguilhadas e no povoado Bebedouro ocorreu no dia 24 de maio.
Muitos comunitários, revoltados com o descaso, decidiram apoiar o projeto e esperam que ele seja aprovado, para que a comunidade possa ter mais participação nas decisões do município. “Aqui em Bebedouro você não encontra atendimento médico no posto de saúde e faltam medicamentos, serviços que no município poderia oferecer a comunidade, já que Pirambu recebe muito dinheiro do Governo” afirmou uma pirambuense durante a coleta de assinaturas ao concordar com a necessidade da criação do conselho (COMFRP).
Os moradores de Pirambu continuarão a percorrer as ruas dos demais povoados coletando assinaturas para encaminhar o projeto de lei à Câmara Municipal, para que os Vereadores possam votar, e se aprovada, necessitará da sanção do Prefeito da cidade para que o projeto de lei entre em vigor.
A criação do projeto possibilitara à população acompanhar, fiscalizar e indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal, executadas através da verba oriunda dos royalties do petróleo.
Você vota em Pirambu? Entende a necessidade de ter um conselho popular que fiscalize o dinheiro dos royalties? JUNTE-SE A NÓS E ASSINE! O futuro também depende de você.