28/08/2025 OSR

Entre os dias 20 e 22 de agosto, a equipe do Observatório Social dos Royalties esteve na sede e nas comunidades do município de Pacatuba para concluir uma das etapas que antecedem a constituição do Grupo de Trabalho (GT). Essas mobilizações, iniciadas em 2024, alcançaram um novo marco com a última visita de campo, voltada para a finalização do diagnóstico socioeconômico, documento que reúne levantamentos e sistematiza, junto aos comunitários, dados e aspectos da realidade vivida pela população local.

Desta vez, as comunidades de Golfo, Santana dos Frades e Ponta dos Mangues estiveram no centro das ações. Por meio de conversas, reuniões e entrevistas realizadas nos territórios com homens e mulheres marisqueiras, artesãs, pescadores e agricultores, a equipe concluiu os levantamentos necessários. O próximo passo será a organização desse material, fundamental para orientar as futuras ações do Observatório e aprofundar o conhecimento sobre os contextos em que os trabalhos serão desenvolvidos. 

Na quarta-feira, 20, a equipe esteve em Santana dos Frades, em uma reunião com pessoas que estiveram ativamente envolvidas no processo de desapropriação das terras do território ainda nos anos 1980. A recuperação dessa história é uma etapa fundamental, pois compreender o passado, sobretudo as lutas e conquistas, contribui para a formação de uma nova geração conhecedora da força do seu povo e reconhecedora da importância da memória coletiva.

Na quinta-feira, os trabalhos foram direcionados para Ponta dos Mangues, onde foi realizado um encontro com algumas moradoras da localidade. O objetivo foi recuperar parte da história da comunidade e compreender a situação atual, abordando aspectos como educação, saúde, infraestrutura, cultura e lazer.

No último dia, sexta-feira, a comunidade do Golfo (Nossa Senhora do Carmo) recebeu a equipe. Mulheres que participaram da luta pela moradia no final do século passado compartilharam suas vivências e experiências, contribuindo para um registro rico de memória histórica e social, essencial para a construção do diagnóstico.

A conclusão desta etapa representa um avanço significativo na organização e fortalecimento do Observatório Social dos Royalties em Pacatuba. Com o diagnóstico finalizado, será possível formalizar o GT até o final de 2025, ampliando a atuação do projeto, que já abrange os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Pirambu, conforme Plano de Trabalho atualmente em vigência. Mais do que dados e levantamentos, o trabalho realizado reforça a importância da participação comunitária, da preservação da memória histórica e do envolvimento da população na defesa do uso consciente dos recursos oriundos dos royalties de petróleo.