03/04/2025 OSR

Com a aproximação da data da primeira oficina de 2025, realizada pelo Observatório Social dos Royalties (OSR), a equipe do projeto fez uma mobilização na Barra dos Coqueiros com o intuito de estimular mais mulheres a participarem, não só desta oficina, mas também do Grupo de Trabalho (GT) Regional, que inclui Aracaju e Barra dos Coqueiros. Na última terça-feira, 1º, e quinta-feira, 3, as visitas ocorreram nas comunidades de Vitória da Ilha e no Conjunto Marcelo Déda.

O incentivo para que mais mulheres se envolvam nas atividades do projeto surgiu de uma análise sobre o predomínio de representantes homens no GT, o que indicava que a maioria também estaria presente no evento organizado pelo OSR, programado para os dias 25 e 26 de abril, na Universidade Federal de Sergipe, e que tratará sobre licenciamento ambiental.

As visitas não apenas convidaram as mulheres para participar da oficina e do GT, mas também tiveram como objetivo apresentar, mais uma vez, o que é o OSR, como ele é colocado em prática nas comunidades e a importância da participação dos comunitários.

Com o tema "Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais no Licenciamento Ambiental Federal", a primeira oficina de 2025 contará com convidados de outros estados para discutir o tema e debater o que é o licenciamento ambiental e como ele afeta a vida das comunidades tradicionais.