
Sentando em frente de sua casa, consertando tranquilamente uma rede. Foi assim que conversamos com Magno Fernandes, morador do povoado Alagamar, em Pirambu. Rapaz centrado, enquanto emendava um fio ao outro da rede, ele nos contava sua trajetória de vida e sua relação com a comunidade.
Aos nove anos começou a pescar e a trabalhar de ajudante de pedreiro. Magno aprendeu os ofícios com seu pai. Foi com essa idade também quese mudou para Alagamar. No povoado, ele está organizado junto com outros moradores na Associação dos Criadores de Peixe.
Além da pesca, Magno fala que o outro ponto forte da economia do povoado é a mangaba. “No assentamento do Movimento Sem Terra tem uma fábrica de polpa que vem se fortalecendo. Outra atividade desenvolvida aqui é o artesanato, que é feito pelas mulheres”, frisa.
Ao lado do irmão, Magno treina o time de Alagamar. “Somos bicampeões do campeonato municipal. Os outros times estão de olho em nós”, provoca, ressaltando que o campeonato deste ano está prestes a iniciar e que o time de Alagamar está em busca do tri.