28/03/2025 OSR

Nos dias 14 e 15 de março, o Observatório Social dos Royalties (OSR) realizou atividades de mobilização nas comunidades de Ouricuri, Cruiri e Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba. Além disso, a equipe participou de uma entrevista na rádio comunitária Pantanal FM.

Durante a sexta-feira, 14, a equipe do OSR visitou a comunidade de Cruiri pela manhã, onde as pessoas que compareceram foram, em sua maioria, mulheres engajadas na luta pelos assentamentos. À tarde, a equipe seguiu para Ouricuri, onde fez uma apresentação do projeto para os moradores. Em Ouricuri, o público presente era predominantemente mais velho, com a presença também de crianças. O objetivo das visitas foi apresentar o trabalho do OSR como um ponto de apoio para incentivar a participação ativa da população no controle dos recursos oriundos dos royalties.

No sábado, 15, pela manhã, a equipe concedeu uma entrevista à Pantanal FM de Pacatuba, explicando mais sobre o funcionamento dos royalties e os objetivos do Observatório.

À tarde, na Associação de Pescadores da comunidade de Ponta dos Mangues, foi realizada uma nova reunião, que contou também com a presença dos moradores de Tigre. Essa reunião seguiu o mesmo formato das anteriores, com o intuito de fortalecer a participação de mais comunidades no Grupo de Trabalho (GT) de Pacatuba, em processo de constituição. A reunião teve a presença majoritária de mulheres marisqueiras e artesãs, com mais experiência de vida e, alguns dos presentes já tiveram contato com outros projetos do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). Esse grupo está sendo iniciado e é essencial para unir forças na luta pelo controle social  das rendas petrolíferas, para que sejam utilizadas de maneira a beneficiar os povos tradicionais que são diretamente afetados.