03/07/2017 OSR

No dia 19 de junho de 2017, no povoado Santa Isabel, foi realizado um debate junto aos moradores dos povoados de Pirambu (Marimbondo, Baixa Grande, Santa Izabel, Água Boa e Alagamar) tendo como objetivo principal diagnosticar as atividades agrícolas e as suas demandas.


A agricultura e a pesca são consideradas as principais atividades econômicas do município, importantes fontes de renda para os comunitários de Pirambu. Atualmente os agricultores enfrentam diversas dificuldades no plantio. Foram listados pelos moradores alguns problemas como falta de terra, alto valor do saco de adubo e falta de irrigação. 


Foram debatidas informações referentes aos dados oriundos do Portal da Transparência (Tribunal de Contas de Sergipe), onde aparecem os valores gastos com a agricultura ao longo dos anos, especificamente de 2009 a 2016. Os comunitários ficaram admirados com os valores, deixando claro que não veem o reflexo dos investimentos na realidade deles.


A agricultura poderia ser incentivada/estimulada com a utilização dos recursos dos royalties do petróleo (dinheiro recebido mensalmente pela prefeitura de Pirambu), já que os royalties deveriam ser utilizados, entre outras coisas, para gerar renda e diversificar a economia do município, este investimento poderia proporcionar benefícios incalculáveis para os moradores pirambuenses.

Depois de discutir os problemas e propor possíveis soluções, o próximo passo do Grupo de Mobilização pela criação do Conselho Popular de Fiscalização dos Royalties será promover um  bate papo com o secretário de agricultura do município de Pirambu, representantes do Sindicato Rural do município e população em geral para avaliar a realidade e tentar resolver os problemas identificados. Essa iniciativa é uma das atividades pensadas pelo Grupo de Mobilização para debater um outro projeto de cidade para Pirambu.