20/06/2021 Equipe OSR

Na tarde do dia 12 de junho, sábado, ocorreu reunião remota do GT Pirambu. Durante a reunião foram repassadas pelos participantes informações atuais de suas comunidades.

Foi relatado que graças a denúncias, o posto de saúde de Marimbondo foi reaberto, entretanto, o mesmo não aconteceu com os postos de Santa Isabel e Alagamar, ainda fechados. A falta de medicamentos também foi comentada.

A insegurança alimentar também foi um tema de destaque abordado pelos participantes, estando algumas comunidades em situações mais precárias do que outras. Segundo os relatos, a prefeitura tem escolhido a quem fazer a entrega dos alimentos, mesmo com reclamações ao CRAS, destacando que os critérios usados por eles não são minimamente explicados, deixando muitos dos que precisam passando fome. Outra denúncia grave foi feita sobre o uso do trator do município pelas comunidades, a prefeitura oferece o veículo na condição de que os usuários paguem o combustível, obrigando a quem não tem como pagar por ele a ficar sem a realização do serviço. Outros problemas de infraestrutura básica foram ressaltados, como as péssimas condições da estrada de acesso ao Povoado Alagamar, a falta de saneamento em frente a casa de farinha do Povoado e os problemas com a iluminação pública em Santa Isabel.

“A realização do PEAC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA”. ????