
O perfil apresentado da série ‘Quem faz Pirambu’, desta vez, vem do povoado Santa Isabel. Maria Isabel dos Santos, de 43 anos, é artesã e tem a maior destreza de trabalhar com a palha do ouricuri, com o paneiro do coqueiro e com a taboa.
Desde os 10 anos de idade que ela faz trança com a palha do ouricuri. Aprendeu a técnica quando ainda morava em Alagamar – povoado vizinho de Santa Isabel. “Eu faço esse trabalho porque gosto de ver ele pronto, montadinho, todo arrumadinho. Me sinto muito bem quando alguém elogia e compra o material feito”, diz Maria. Parte de seus produtos é vendida no Centro de Arte de Aracaju e em Japaratuba.
Outra especialidade da artesã é fazer flores com o paneiro do coqueiro. Para quem desconhece o que é o paneiro, ela explica: “é uma parte que segura a palha do coqueiro. A gente corta esta parte, lava, recorta e coloca no cloro, depois de seco, tinge e faz a “gofação”, pra ficar no formato de pétala”. Ademais, Maria Isabel fala que também gosta de pescar. “Eu gosto de jogar um jereré nas costas e saí pra pescar”.
Apesar da artesã afirmar que o povoado de Santa Isabel é um bom lugar para se viver, ela lamenta que, na comunidade, ainda faltam oportunidades para os jovens. Maria, inclusive, se propõe, com toda sua solicitude, ajudar no que ela sabe fazer de melhor. “Eu espero, como eu sei, ter a chance de ensinar outras pessoas, jovens e adultos. Eu estou à disposição”.