02/02/2016 OSR

Depois de 18 meses com as portas fechadas para reforma, o posto de saúde do povoado Alagamar, situado em Pirambu, será reinaugurado, segundo informações, hoje, terça. Insatisfeitos com a situação da saúde no munícipio, os moradores de Alagamar, Baixa Grande e Santa isabel, em parceria com Observatório Social dos Royalties, realizaram no dia 14 de novembro de 2015, uma manifestação contra o fechamento dos postos de saúde e em defesa dos direitos básicos sociais.

Apesar da reinauguração em Alagamar, os postos das comunidades de Santa Isabel e Baixa Grande continuam fechados sem previsão de entrega. Para quem vive diariamente nestes povoados, os problemas são constantes. O atendimento é feito em locais improvisados sem os devidos cuidados necessários.

Como afirma Alfredo dos Santos, membro da Associação de Quilombolas de Alagamar - que vivenciou de perto os 18 meses sem posto de saúde – a demora causou transtornos na vida da população. “Era pra ser reformado em 90 dias e passou mais de um ano nesta obra. Durante este tempo, fomos atendidos em uma casa que não era o posto.”

 

Baixa Grande

Para os moradores de Baixa Grande, que estão há mais de um ano com o posto funcionando numa casa improvisada, a situação ficou ainda pior. Nesta semana, o contrato de aluguel da casa feito pela Prefeitura, para manter os serviços de saúde venceu e não foi renovado. Todos os equipamentos de saúde que estavam na casa, agora se encontram na escola do povoado.

Enquanto isso, o posto continua abandonado, com morcegos, cadeiras odontológicas empoeiradas e materiais de construção. A porta de madeira expõe buracos que revelam o descaso.

Ronalda dos Santos, moradora de Baixa Grande, lamenta a situação da sua comunidade. “Nós agora não sabemos o que vai acontecer. O contrato não foi renovado e não temos mais a casa, quem dirá o posto”.