19/05/2021

Mais da metade dos lares brasileiros têm enfrentando insegurança alimentar durante a pandemia de coronavírus no Brasil. São 59% os domicílios nos quais há insegurança ou incerteza ao acesso a alimentos no futuro; redução na quantidade e qualidade do consumo de alimentos entre adultos e crianças.   Os dados são da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação de segurança alimentar no Brasil”, desenvolvida por pesquisadores de universidades da Alemanha, Brasília e Minas Gerais e divulgada em abril deste ano. O levantamento aponta ainda que em 15% dos domicílios há privação e fome. 

Levantamento feito em junho do ano passado pelo DataFavela e Instituto Locomotiva mostrou que 76% dos moradores de favelas no Brasil afirmaram que, em ao menos um dia, faltou dinheiro para comprar comida. A mesma pesquisa mostrava que 80% dos entrevistados estavam sobrevivendo com menos da metade da renda que tinham antes da chegada da doença.  A pesquisa revelou também que 9 em cada 10 moradores receberam algum tipo de doação.  

A solidariedade entre os de baixo para enfrentar a doença e a fome está presente no conjunto José Eduardo Dutra, localizado no bairro Porto Dantas, em Aracaju. Ali existe a Associação Aliados Pelo Verso (ALPV), que deu início a uma campanha de arrecadação e doação de alimentos. “Começamos com a campanha ‘A Fome Não Espera’ dia 30 de março deste ano. Em 50 dias de campanha foram atendidas mais de 500 famílias na Zona Norte de Aracaju, com cestas básicas. Além disso, cadastramos 100 famílias com cartão alimentação do Instituto Rahamim e Gerando Falcões. Estamos atendendo famílias de Aracaju e da grande Aracaju, mas a grande maioria é daqui do Porto Dantas e Coqueiral. Nossas doações vêm do povo, dos movimentos sociais e sindicatos, além dos defensores públicos e de amigos e conhecidos”, explica Gefferson dos Santos, o Mano Sinho, da ALPV.  

Confira o relato de Mano Sinho no vídeo.

Como doar: no ponto de coleta localizado na Rua 12, Quadra 10,  Casa 06. Conj. Eduardo Dutra, Porto Dantas ou pegaremos em sua residência. Pix chave 79996855541 Gerffeson Santos.  Facebook: https://www.facebook.com/aliadospeloverso; Instagram: https://www.instagram.com/manosinho.aliados/